Deixe a viagem em família mais segura e em ordem com muito bom humor.

 

fam-tri

Confira algumas dicas práticas e de segurança para que sua viagem na estrada seja tranquila, afinal ninguém quer que um momento de descanso se torne uma dor de cabeça:

  • Cinto de segurança é indiscutível: todo mundo tem que usar, na frente e atrás. Se o seu carro, por algum motivo, está com algum problema nos cintos, veja isso o mais rápido possível, afinal, não apenas na viagem, mas cinto é pra usar sempre que o carro estiver em movimento. Vale ressaltar que o cinto reduz em 25% o risco de morte no banco traseiro, e que, caso o passageiro no banco traseiro esteja sem cinto, ele pode, além de correr sérios riscos de não sobreviver, agravar as lesões daqueles que estão no banco da frente.
  • Bebês e crianças DEVEM utilizar o tipo de assento adequado para cada fase, seja bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação ou no banco traseiro com o cinto adequado corretamente.
  • Algumas coisas não combinam com o trânsito e as viagens de carro, falamos de álcool e celular. Ambas tiram a concentração e percepção do motorista. O álcool reduz em 25% o tempo de reação de quem dirige. E sabia que gastar 5 segundos para fazer uma ligação a 60km/h é o equivalente a percorrer 83 metros às cegas? Pois é… nada disso na hora de viajar.
  • Na semana anterior a viagem, verifique seu carro, nada fora do convencional: calibragem dos pneus – incluindo o estepe – faróis, gasolina, etc. Vc terá tempo de trocar ou ajustar o que precisa.
  • No dia anterior à viagem, procure descansar. Mesmo que a viagem não seja tão longa, não dá pra pegar a estrada cansado. Se você é o motorista, durma mais cedo e tire um tempinho para estar bem disposto na hora de dirigir. O cansaço é responsável por 20% dos acidentes nas estradas e 30% das vítimas fatais.
  • Não esqueça de planejar uma parada em qualquer viagem maior do que 2 horas, é necessário para melhorar a disposição do motorista e familiares, especialmente as crianças. 15-30 minutos a mais não serão um problema. O Grupo Maria de Lourdes te dá uma super ajuda neste item, procure os nossos postos e tenha serviços de qualidade.
  • Os pedágios estão presentes na maior parte das estradas brasileiras. Lembre-se de separar o dinheiro para isso, preferencialmente em moedas e notas pequenas, facilitando o troco.
  • Tornar a viagem mais tranquila e divertida é sempre o ideal. Seja com crianças, adolescentes ou adultos, alguns itens que podem tornar a viagem melhor são: lanches práticos – sucos em caixa ou garrafinhas, salgadinhos, bolachas, barras de cereal e similares; travesseiros e almofadas; dvd’s e música; além de muita alegria e disposição.
  • Desfrute o trajeto. Há muitas viagens que fazemos e que temos poucas oportunidades de parar e aproveitar o que há na estrada. Pare para apreciar e aproveitar o que você viu na estrada, apenas não o faça se o local não é seguro. Pode ser uma loja, um mirante, uma cachoeira… O Brasil tem belezas em cada pedacinho dele, vale apreciar!